Atividade 32 - Performance Transmitida

    Essa atividade constituiu-se de experimentos com performance. Depois de vermos os filmes "Marina Abramovic" e "Pina" (como relatado na atividade 28), e seguindo as discussões entre corpo e espaço, tivemos, até o momento, três etapas desse exercício. A turma foi dividida em sextetos, sendo o meu grupo, o grupo 5, formado pelos alunos Hilder, Laura, Luísa César, Maria Clara, Nicolle e por mim, Marcelo, e nas duas primeiras etapas tivemos a tarefa de criar e executar uma performance, seguindo diretrizes ou instruções que nós mesmos estabelecemos. Desenvolvemos uma performance que trabalhava com a repressão do espaço (muito pequeno, desconfortável, inadequado, entre outros exemplos).

    Na terceira rodada, o exercício muda de característica e os grupos trocam as instruções, além dos sextetos agora se dividirem em dois trios para a produção do vídeo final (no meu trio ficaram além de mim, Hilder e Laura). Recebemos as instruções do terceiro grupo, que trabalharam com uma performance mais voltada pro exercício, para posições, pontos de vista. Diferentemente da instrução desenvolvida pelo meu grupo, a instrução recebida é bem direta, com movimentos específicos, citando movimentos de yoga, pontes, plantar bananeira, etc. A experiência se diferiu muito, pois, nas primeiras etapas, as performances produzidas por cada um dos integrantes do grupo ficaram muito diferentes entre si, enquanto que na terceira rodada as performances ficaram muito similares, com movimentos semelhantes, já que era o recomendado pelas instruções. Uma bela quebra de comportamento vindo da criação de ideias totalmente diferentes.

    Fiquei curioso de ver como foram as performances originais do grupo 3, se ficaram semelhantes com as nossas versões, mas até o momento esse exercício tem sido muito no mistério...